Confesso que eu tinha um estereótipo na cabeça de que os concierges eram serviços para pessoas muito ricas e ofereceriam apenas pacotes de luxo, inacessíveis para pessoas com orçamentos modestos.

 

Na verdade os concierges são funcionários do hotel e portanto oferecem pacotes condizentes com a qualidade do hotel em que você está hospedado, portanto não tenha medo! Procure o concierge do hotel sempre que possível! Sempre se pode economizar fazendo o passeio diretamente na agência de turismo, mas saber qual agência e qual passeio vale a pena fazer, apenas o concierge ou alguém que já conhece a empresa e o passeio podem indicar. É uma pequena diferença de preço para muita dor de cabeça que você evita (agências não serem de confiança, passeios arriscados e muitas outras coisas que vocês podem ler nas resenhas do Tripadvisor).

 

Outro local onde você pode encontrá-los é através dos cartões de crédito. Portadores de cartões de crédito de mais elitizados como platinum, black e outros tantos oferecem serviços desses assistentes 24 horas por dia e fazem de reserva de restaurante até ajudá-lo a encontrar aquele presente para a namorada.

 

Por que falar com o concierge:

Dicas valiosas sobre a localidade: restaurantes que não aparecem em guias, passeios interessantes;

– Indicações sobre melhores horários para frequentar determinada atração turística;

– Indicação de itinerários e roteiros a pé pela cidade: regiões e bairros da cidade que valem a pena ser explorados e que são possíveis de se fazer de forma independente (sem agência de turismo);

– Indicações de passeios incríveis: normalmente eles trabalham com algumas agências turísticas e costumam ter a descrição dos passeios, podendo sugerir passeios em grupo ou passeios privados, com motorista (também credenciado por alguma agência de turismo) para conduzir vocês pelo passeio.

Tivemos uma excelente experiência com os concierges consultados na Croácia. Abaixo nossos resultados nas cidades e hotéis que consultamos concierges.

 

Zagreb – Esplanade

– Reservas para o passeio aos Lagos Plitvice: transporte (distante 140km), guia e entradas para o parque;

– Orientação sobre melhor forma de chegar a Pula;

 

 

Hvar – Amfora

– Reservas do tour off road: um dos pontos altos de nossa viagem pela Croácia;

– Reservas para passeio de barco pelas ilhas da região;

 

 

 

Dubrovnik – Hilton Gran Hotel

– Indicação de belos passeios a se fazer pelos “bairros” de Dubrovnik;

– Indicação e reserva de diversos bons restaurantes;

– Indicação e reserva para tour pelo Konavle;

 

 

Posso dizer que dos 6 passeios mais incríveis que fizemos pela Croácia, 5 foram indicados ou tiveram o trabalho do concierge envolvido. 3 deles nunca teríamos feito se o concierge não tivesse falado ou nos convencido sobre: Tour off road em Hvar, Lapad e Konavle em Dubrovnik.

 

O concierge do Hilton de Dubrovnik foi um espetáculo à parte e merece um comentário extra. O nome dele era Vedran Cikato. Era um pouco engraçado a forma como ele se comunicava: um inglês perfeito e muitos detalhes de cada indicação que ele dava. Para cada pergunta que fazíamos, ele abria uma pasta, folheava até a sessão correta e puxava uma folha A4 com TODAS as indicações necessárias. Curiosa, mudei de assunto: de um passeio para um restaurante. E lá ia ele folheando a pasta e puxando a folha de papel  A4 com os detalhes do restaurante. E quando aceitávamos a sugestão de restaurante, ele imediatamente ligava para fazer as nossas reservas ou nos avisava de que aquele restaurante não possuía mais vagas para àquela noite. Era incrível a quantidade de detalhes escritos naquelas folhas contidas em sua pastinha.

Usamos uma das indicações para fazer o passeio de Lapad e em suas orientações havia do nome do ônibus que teríamos que pegar até as placas que deveríamos seguir do início ao fim do passeio. Fiquei muito impressionada com a organização e qualidade do serviço do Vedran. Caso tenham a oportunidade de ir a Dubrovnik e se hospedar no Hilton, não podem deixar de conversar com ele.

 

Lapad Dubrovnik.jpg
Passeio por Lapad em Dubrovnik

 

Algum de vocês já utilizou o serviço de concierge? Vocês tem algum passeio inesquecível que o concierge indicou?

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: