Roteiro de viagem detalhado por Hvar – Croácia: 1, 2 ou 3 dias – Parte 2

Para quem perdeu, vale a pena ler nosso post anterior “Roteiro de viagem detalhado por Hvar – Croácia: 1, 2 ou 3 dias“. Ele dá início à nossa trilogia em que detalhamos um roteiro flexível para a Ilha de Hvar.

spanjola fortica noite
A imponente Fortaleza Spanjola

Novamente, o foco do roteiro é o tempo; portanto, no post de hoje vamos detalhar o que faríamos se tivéssemos um segundo dia na Ilha de Hvar. Nós tivemos três dias (veja nosso roteiro completo pela Croácia em “Roteiro de viagem: 12 dias pela Croácia), mas fizemos em outra ordem; aqui, o roteiro está organizado de forma a priorizar o essencial.

Roteiro para o Dia 2: Ufa, consegui 2 dias em Hvar! Já posso ver outros programas ou incluir um descanso.

Como chegar, como sair e onde ficar em Hvar você lê em Hvar: badalação e luxo para todos os gostos.

 

Confesso que este dia foi um pouco difícil de definir. Sem dúvida as praias e ilhas próximas são imperdíveis, mas e agora?

Como fica estranho você ir a esta ilha e não conhecer a cidade de Hvar, no segundo dia eu me dedicaria a conhecer esta cidade e usufruir do entretenimento local. Como a ilha tem o mesmo nome, costumam chamar a cidade de Hvar Town.

Começaria com um bom café da manhã no hotel. Como ficamos no Amfora, podemos falar do café da manhã de lá. Era um café da manhã digno de férias: várias estações e muita variedade e fartura. O melhor de tudo era a vista! Tomar café com vista para o mar já te deixa no clima de férias!

 

Para a parte da manhã e tarde:

 

 

Bonj les Bains

É um clube de praia. A exemplo de alguns que encontramos no Brasil, este aqui se diferencia por se localizar na encosta da ilha de Hvar, numa baía de águas azuis e tranquilas. O acesso é feito através de uma pequena praia. Quem está na cidade de Hvar tem que pegar o caminho em direção ao Hotel Amfora. No meio do caminho você verá a entrada com acesso ao restaurante do clube.

Para quem está no Hotel Amfora, basta descer ao nível da piscina e andar em direção à cidade de Hvar ou atravessar a passarela e acessar o clube pela pequena praia.

Agora vamos à descrição do local. É um deck que cobre uma encosta da Enseada de Bonj (Uvala Bonj em croata). Você pode locar desde uma cadeira com 1 mesa (43 euros – 2017) até uma daquelas camas com dossel, 4 cadeiras, 1 mesa e 1 garrafa de champagne para até 6 pessoas (387 euros – 2017). Ou seja, todo charme tem seu preço. O preço da cadeira também varia de acordo com a localização: duas cadeiras no deck, de frente pro mar, já custam 106 euros. Há serviços de massagem e um restaurante no local. Os preços são válidos para o dia todo, mas não consegui localizar o horário exato de funcionamento. Lembro de ter perguntado e ter achado pouco (se não me engano era das 11h às 16h-17h). Assim que descobrir, atualizo o post.

 

Fotos do site Bonj les bains

 

Piscina do Hotel Amfora

Como é um dia para relaxar, não deixaria de aproveitar a piscina do Hotel Amfora. Aliás, este foi o motivo pelo qual escolhemos ficar ali. Quem mora no Brasil entende bem do que falamos em termos de diárias de hotel… e o Amfora conta com diárias bastante convidativas em relação às do litoral norte paulistano, por exemplo.

A piscina possui dois níveis. No primeiro nível ela tem um restaurante, serviço de toalha (uma por hóspede, basta identificar o número do seu quarto) e uma piscina mais funda (cerca de 1,5 m). Tem uma parte rasa para simular as praias da Croácia, e que à noite ganha pontos luminosos que lembram vagalumes. É uma parte bastante disputada por jovens, pois conta com uma boa vista para a enseada de Bonj, com camas e sofás. É deste nível que sai o tobogã para as crianças.

O segundo nível tem uma piscina rasa com queda d’água (a piscina grande tem borda infinita que forma uma cachoeira na piscina para crianças) e é onde desemboca o tobogã. Também conta com uma parte com fontes de água que jorram água do chão e fazem a alegria da criançada. Um pouco mais barulhento, o segundo nível acaba sendo a opção das famílias com crianças.

 

 

Esportes aquáticos

Para os esportistas e os que não querem ficar parados no sol, também há muitas opções! Sempre há alguns stands vendendo passeios na saída do Hotel Amfora a caminho da cidade de Hvar. Entre esses passeios, vimos o fly board: uma bota com um jato de água, que permite a suspensão da pessoa no ar. Parecia muito legal e divertido, mas já alerto… não é fácil! Exige preparo físico e muita força abdominal e nas pernas. Agendamos nosso passeio no próprio stand e fomos orientados a procurar a empresa Mario Rent, próximo ao Hula Hula Bar. Também é possível fazer o agendamento direto pelo site. Um rapaz nos esperava e nos levou de barco até um certo ponto do mar. Lá, a pessoa deve vestir um colete salva-vidas e capacete, e nadar até uma plataforma feita de boias onde ela vai colocar o equipamento nos pés. As botas estão acopladas a uma mangueira, que finalmente está ligada a um jet ski. Quando o jet ski dá a partida, a água flui pela mangueira, gerando o jato para que a pessoa possa ser suspendida no ar. Ou seja, você precisa ter força para manter suas pernas voltadas em direção ao mar. Bom, não somos esportistas, e os resultados foram o instrutor preocupado, término do programa antes do prazo, boas risadas e um merecido descanso à beira da piscina.

 

Acho que já podemos pensar em almoçar… aí você tem boas opções na cidade.

 

 

Pizza Kogo

Um dos restaurantes com mesas e cadeiras em frente à catedral de Hvar. Para quem tem pouca fome, é possível dividir até uma pizza individual e gastar cerca de 10 euros por casal. Mas como férias não combinam com dieta e estamos falando de almoço, vocês também poderiam considerar uma caminhada pelas vielas da cidade murada até a próxima indicação…

 

 

Restaurante Giaxa

Neste aqui viemos jantar na segunda noite de Hvar. A ideia era experimentar uma refeição dentro de um palacete construído no século XV. Em estilo neogótico, o restaurante Giaxa oferece excelentes refeições e o melhor pão que comi em toda a Croácia (estava sentindo uma falta daquele pão crocante estilo Eataly). Também conta com um azeite muito suave produzido na Ilha de Brač. Como não o vi no mercado local, pedi e o restaurante providenciou a venda de um frasco do estoque deles. A gregada croata é o carro-chefe, mas o peixe vem com espinhos (conheço bastante gente que não gosta de lidar com eles), então estude o cardápio antes de optar pelo tradicional.

giaxa pratos tradicionais croatas
Gregada croata na foto menor e caldeirada dalmaciana com polenta: dois dos pratos tradicionais do Giaxa

 

 

Outros restaurantes

Acho que vale muito a pena explorar as ruelas de Hvar. Há muitos restaurantes escondidos e instalados em pátios muito charmosos. Lembrem-se que Hvar não é qualquer balneário, e os restaurantes estão à altura para atender diversos tipos de paladares e bolsos. Há desde delicatessens até lanchonetes que servem hambúrgueres e lanches rápidos para um público mais jovem. Como gosto de sentar e apreciar a refeição, seguem alguns que eu vi e que talvez valham a visita na hora do almoço:

  • Konoba Menego: li bastante sobre num blog gastronômico, mas não me animei com o ambiente. Oferece principalmente entradinhas e boa bebida.
  • Lucullus: restaurante dentro do Hotel Villa Nora, vale a visita apenas pelas descrições. Pelas fotos, parece bastante bonito para um almoço. O  site indicado em algumas resenhas não funciona, por isso acho o perfil do Facebook mais garantido.
  • Mediterraneo Restaurant: outro restaurante bem recomendado no TripAdvisor e que, pelas fotos, parece bonito.
  • Restaurante Passarola: este passamos em frente e cogitamos entrar, mas achamos que o cardápio não parecia tão interessante para os preços. Também bem cotado no TripAdvisor.

 

 

Teatro de Hvar e Arsenal – Arsenal and Theatre – Arsenal i Kazalište 

Fundado em 1612, foi um dos primeiros teatros municipais da Europa. É o terceiro teatro mais antigo do continente europeu (perde para o Teatro Olímpico em Vicenza de 1585 e para o Teatro All’Antica em Sabbioneta de 1588, ambos na Itália). O exterior está preservado, na sua maioria, em seu formato original. A arquitetura interior é do século 19.

teatro arsenal hvar
Vista aérea do Teatro

 

 

Catedral de São Estêvão – Cathedral of Saint Stephen – Katedrala Svetog Stjepana 

Bom, depois de um bom almoço, pode-se passear pela Riva ou conhecer a Catedral de Hvar, também conhecida como Catedral de São Estêvão. A construção é de uma mistura de arquitetura renascentista com barroca. Algumas partes da construção são do século XIV e outras do século XV.

 

Casa de veraneio do poeta Hanibal Lucić – Summer House of the Poet Hanibal Lucić  – Ljetnikovac Hanibala Lucića

Poeta nascido na Ilha de Hvar, Hanibal Lucić foi um dos grandes expoentes da literatura renascentista croata. Hoje sua casa de veraneio abriga parte do acervo do Museu do Patrimônio Cultural de Hvar e um belíssimo jardim, além da própria casa em estilo arquitetônico renascentista dalmaciano.

 

 

Fortaleza Spanjola – Spanjola Fortress – Tvrđava Španjola

Com o fim do dia se aproximando (não deixe muito para o fim do dia, pois a Fortaleza fecha cedo), comece a subida em direção à construção mais impressionante da Ilha de Hvar. Há um portão que mostra o início da trilha. A subida se parece muito com um parque. Há indicações no chão sobre o caminho a seguir: se estiver muito complicado e íngreme ou estreito, volte, provavelmente você está numa trilha sem saída. O caminho é asfaltado, largo e com baixa inclinação, por isso faz um longo zigue-zague pelo morro. O caminho passa por uma Igreja antiga chamada Igreja da Nossa senhora de Kruvenica.

 

 

É muito conhecida pelo nome Fortica (do italiano fortezza= fortificação), e é datada do século 16. Sua construção como a conhecemos hoje começou em 1282. Porém, seus alicerces estão sobre uma fortificação datada do primeira metade do primeiro milênio antes de Cristo. Há registros da ocupação bizantina, construída provavelmente durante o reinado do Imperador Justiniano, no século 6 d.C.

É um grande complexo militar com cisterna para coleta de água, quartel para soldados, masmorra e até uma capela de São João Batista. Para o turista há um restaurante (este fecha antes da atração turística) e um museu com ânforas coletadas em naufrágios no mar da região. Especula-se que o nome Spanjola venha do fato de engenheiros militares espanhóis terem colaborado na construção do Forte durante o século 14. É a vista mais famosa de Hvar e vale a visita!

Se não me engano, o valor da entrada era de 30 kunas (pouco mais de 4 euros – junho/2016) e o horário de fechamento era 18h ou 19h (não consegui a confirmação em nenhum lugar, e vou precisar fazer uma busca nos papéis que trouxe da viagem… rs)

Nossos roteiros não são completos sem todas as refeições, então vamos ao jantar!

 

 

DiVino

Deixamos este restaurante para o jantar, porque o pôr do sol aqui é incrível. No verão, o sol costuma se pôr bem tarde, e o céu ganha uma tonalidade bem diferente a partir das 19h. O DiVino fica no fim da Riva (para quem vem da praça central da cidade), e tem mesas com vista para o mar. Comida excelente e ambiente romântico dão o tom para um jantar sossegado e digno de lua de mel.

 

 

Alviž

Não fomos neste, mas gostei da descrição enquanto pesquisava informações sobre bons restaurantes na cidade para o post. Tem um pátio (ou seja, um ambiente gostoso para uma boa refeição) e o cardápio conta com pratos feitos na peka (espécie de tampa de ferro, uma das tradições mais características da culinária croata). Eu iria, pois sem dúvida encontraria comida típica croata!

 

 

Antes de decidir fazer este roteiro no segundo dia de Hvar, eu consideraria seriamente uma olhada no Roteiro de viagem detalhado por Hvar – Croácia: 1, 2 ou 3 dias – parte 3 (ainda a ser publicado), para ver se não vale a pena esticar a viagem ou fazer uma troca do dia 2 pelo dia 3. Outra recomendação importante: não dá pra fazer tudo que escrevi neste post em apenas um dia. Será necessário escolher, ou um grande fôlego e uma viagem puxada te aguardam pela frente.

 

2 comentários em “Roteiro de viagem detalhado por Hvar – Croácia: 1, 2 ou 3 dias – Parte 2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: