Para aqueles que tem agenda flexível ou restrita pela Croácia, este roteiro pode funcionar bem!

Este post será um pouco diferente dos outros roteiros detalhados que tenho feito aqui (Pula, Split, Zagreb). Será no mesmo esquema do futuro post de Dubrovnik.

Hvar, como dissemos nos post anteriores (ver Hvar: badalação e luxo para todos os gostos e Roteiro de 3 dias por Hvar – Croácia), não é um lugar para se ficar apenas 1 dia. Nós dormimos 3 noites (quase 3 dias completos de passeios) e achamos que poderíamos ter ficado mais um pouco para descansar ou conhecer mais o local.

Este roteiro será então montado da seguinte forma:

– os roteiros são listados por prioridade de passeios e não necessariamente na ordem em que nós visitamos as coisas.

– nosso foco é descanso e proveito do local, mas a proposta aqui é outra. Diferentemente do que temos feito, no roteiro para esta cidade vamos priorizar passeios que têm o tempo como fator limitante. Para quem quer manter a política de conhecer bem o local com calma, sem pressa e sem estresse, aguardem nosso futuro post “Roteiro de viagem detalhado por Hvar – Croácia: 3 dias”, este sim no formato tradicional que temos publicado em nosso site.

Bom, então vamos aos roteiros customizados para aqueles que estão numa viagem pela Croácia e precisam de um roteiro flexível para a ilha de Hvar.

A ideia aqui é organizar da seguinte forma:

Roteiro para o Dia 1: Só tenho esse dia na Ilha de Hvar. O que realmente tenho que fazer? O que é imperdível aqui?

Roteiro para o Dia 2: Ufa, consegui 2 dias em Hvar. Já posso ver outros programas ou incluir um descanso.

Roteiro para o Dia 3: Perfeito! Posso fazer o imperdível, incluir um descanso e colocar um pouco de tempero croata ao passeio e tornar Hvar um dos grandes pontos da viagem.

Hoje, será o início da trilogia e começaremos com o Roteiro detalhado de 1 dia na ilha de Hvar.

Como chegar, como sair e onde ficar em Hvar você lê em Hvar: badalação e luxo para todos os gostos.

Falando francamente, 1 dia na ilha de Hvar é uma coisa meio hipotética. Já li sobre a possibilidade de fazer um bate e volta a partir de Split ou de localidades próximas e a recomendação era de NÃO SE FAZER ISSO. Chegando lá pude entender o porquê: o lugar realmente vale a visita.

O roteiro para 1 dia em Hvar começa bem cedo na própria ilha. Nós pegamos um pequeno barco contratado a partir do concierge do Hotel Amfora. Às quintas -feiras havia um barco maior pelo mesmo preço, coisa que eu recomendo muito, pois foi até um pouco frustrante pegar um barco tão pequeno. A grande vantagem de se estar num barco pequeno foi a possibilidade de entrar dentro da Gruta Verde, coisa que não seria possível se estivéssemos num barco maior.

O itinerário de nosso passeio e os detalhes se encontram abaixo. O passeio levou o dia todo, com saída às 10h e retorno às 17h aproximadamente. O custo foi de cerca de 65 euros por pessoa (junho/2016).

porto saida passeio ilhas hvar
Início do passeio: não era essa bonita escuna ao fundo…

 

 

Gruta Verde – Green Cave – Zelena špilja na Ilha de Ravnik

A Ilha de Ravnik fica próxima à Ilha de Vis. Esta gruta é bastante grande, com duas entradas e uma área interna espaçosa. No teto da gruta há um buraco por onde entra a luz do sol, fazendo com que a água adquira um tom verde, dando nome à gruta. Aqui é permitido nadar e não é necessário pagar para visitar a atração.

 

 

Praia de Stiniva na ilha de Vis 

Uma das fotos símbolo da Croácia! A praia se diferencia por um paredão de pedra que emoldura suas laterais, fazendo com que a praia pareça estreita para quem olha do mar. Uma paisagem montanhosa também se ergue por trás da praia e torna este lugar de uma beleza marcante aos olhos. Para os fãs de animes e de Hayao Miyazaki, é como entrar no filme Porco Rosso e sentir que já viu aquela praia antes. Não é para menos – Miyazaki se inspirou em Stiniva para criar o abrigo de Porco Rosso no Mar Adriático, onde ele pode aterrissar seu hidroavião e descansar da perseguição de seus inimigos.

Gruta Azul – Blue Cave – Modra špilja na ilha de Biševo

Para acessar esta gruta você precisa parar num ponto da Ilha de Biševo e comprar seu ingresso. De lá, pequenas embarcações com barqueiros experientes e autorizados levam pequenos grupos até a Gruta Azul. Não é permitido nadar na gruta e nem entrar com barcos não autorizados. Portanto, atenção na hora de adquirir passeios que garantam sua entrada à gruta azul. Lemos um depoimento no TripAdvisor em que a pessoa foi levada até a proximidade da gruta e foi orientada a acessar a gruta a nado (e que obviamente deu errado e todos os turistas tiveram que ser socorridos por barcos nas proximidades).

A gruta tem uma entrada muito baixa, exigindo que o barco seja pequeno e que os passageiros se abaixem para passar. Lá dentro, apenas poucos barcos conseguem ficar devido à pequena área. Ela recebe este nome pois a luz do sol incide no mar e reflete dentro da gruta. É possível levar máquinas fotográficas grandes, mas as fotos acabam não ficando muito boas porque é bem escuro lá dentro. Dizem que o melhor horário para visitá-la é de manhã, pois a incidência da luz do sol faz com que a água ganhe uma cor prateada. Visitamos à tarde e achamos bonito igual (hehehe…). Igual a essa, só na Ilha de Capri, Itália, onde você tem a Grotta Azzurra.

Vilarejo de Komiža na ilha de Vis

Pequena vila pesqueira na ilha de Vis, foi um ponto de parada para conhecermos um pouco da vida local e construções medievaisKomiža teve um papel importante no desenvolvimento de um tipo especifico de embarcação pesqueira chamada gajeta falkusa (vale a pena clicar no link e ver quão diferente o barco navega). A população pescava sardinhas em uma área de ilhotas cuja principal ilha chama-se Palagruža situada a 42 milhas náuticas (quase 78 km) do vilarejo! E isso eram pescadores da época medieval…

Aqui ficamos apenas cerca de 30 minutos, o suficiente para dar uma volta e tomar um sorvete. Para quem tiver um pouquinho mais de tempo, recomendo visitar o museu do pescador (Ribarski Muzej) na Torre Veneziana, que fica localizada na Riva de Komiža (fácil acesso e não precisaria adentrar a cidade).

Ilhas Pakleni – Pakleni Islands – Paklinski Otoci

Conjunto de ilhas mais próximas de Hvar. É possível até ir jantar com um táxi boat, especialmente em Palmižana, localizada na maior ilha do arquipélago, chamada Sveti Klement (São Clemente). No caso, fomos deixados do outro lado da Ilha Sveti Klement, na Baía de Vinogradisce. Há vários restaurantes, e nosso guia nos recomendou o restaurante Zori. Boa comida e muito bem servida. Ainda ficamos um bom tempo descansando nas cadeiras de praia que ficam dispostas na pequena praia. De tempos em tempos, um senhor passava por lá cobrando as pessoas que usavam as cadeiras. Era um valor significativo e poderia se usar o dia todo. Até tentamos negociar, já que ficaríamos pouco tempo, mas não tinha conversa: pagamos o preço cheio.

São vários os pontos deste arquipélago que se pode explorar. Há serviços de táxi boat e, pelo que li, até locação de barcos para explorar as ilhas próximas a Hvar. Para aqueles que gostam de velejar, o litoral croata é um prato cheio.

Esse foi o passeio de barco que fizemos, mas para quem puder customizar, há ainda a Gruta da Foca-Monge (Monk Seal Cave – Medvidina špilja) em Biševo e muitíssimas praias em todas essas Ilhas que visitamos.

As Ilhas Pakleni oferecem ainda muitos outros passeios e atrações: de beach clubs como o Carpe Diem a praias de naturistas como a da Ilha de Jerolim.

Com todas essas atrações, acreditamos que, se você tivesse apenas 1 dia na Ilha de Hvar, este deveria ser o seu roteiro: um passeio de barco pelas ilhas da região com foco nestas atrações.

Agora, se você puder (e sinceramente achamos que você deveria) ficar mais alguns dias na Ilha de Hvar, aguarde nossos próximos posts onde vamos abordar o que fazer com um segundo dia de passeios pela Ilha de Hvar!

A continuação deste post você lê em: Roteiro de viagem detalhado por Hvar – Croácia: 1, 2 ou 3 dias – Parte 2 e Roteiro de viagem detalhado por Hvar – Croácia: 1, 2 ou 3 dias – Parte 3.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: