Roteiro de viagem: 3 dias em Dubrovnik – Croácia

Dubrovnik é provavelmente a cidade mais famosa de toda a Croácia. O turismo aqui remonta aos tempos antigos, quando ela era usada como entreposto comercial devido a sua favorável localização geográfica. Aliás, o litoral todo da Croácia é favorecido pelas 1866 ilhas que fazem uma barreira natural à força do mar, protegendo toda a encosta e permitindo que a navegação seja mais fácil e tranquila por essas águas azuis.

 

dubrovnik
Aguás azuis e tranquilas: encosta protegida por ilhas permite boa navegação

 

A ideia deste post é dar uma visão rápida e geral sobre nossos dias em Dubrovnik: dormimos 4 noites para termos 3 dias inteiros de passeios pela cidade e região. Se quiser conhecer detalhes práticos sobre onde ficar, como chegar e como sair de Dubrovnik, leia nosso post: “Dubrovnik: muito além das muralhas“. Para o roteiro detalhado ponto a ponto, aguarde nossos próximos posts sobre a cidade!

Dubrovnik é bem conectada tanto pelo ar quanto pelo mar. Por terra, caso seu passeio seja Croácia, haverá checagem de passaporte na Bósnia e Herzegovina. A via marítmia deve ser considerada especialmente se você pretende explorar a região.

 

 

Dubrovnik foi uma excelente forma de terminar nosso roteiro; estávamos atentos aos custos da cidade, e reservamos um bom dinheiro para esta etapa. Se você é do tipo empolgado com compras, recomendo cautela. Não sei se começaria a viagem pela Croácia por Dubrovnik, porque é capaz de você ficar até um pouco decepcionado quando chegar a cidades mais modestas (e mais baratas) como Pula, Split ou Zagreb. Ainda acho que Hvar e Plitvice impressionam bastante por terem um teor de atrações turísticas bem diferentes de Dubrovnik, e não fariam feio se visitadas depois desta cidade.

 

 

Nosso roteiro se diferencia porque não focamos apenas em Dubrovnik. Aproveitamos a cidade, mas expandimos a região e conhecemos um pouco das proximidades. Isso trouxe vantagens e desvantagens…

Vantagem: vimos Dubrovnik muito além das muralhas da cidade antiga

Desvantagem: perdemos alguns detalhes de Dubrovnik

Seguem os mapas do que fizemos por Dubrovnik em 3 dias puxados de passeios. Dá para ficar muito mais tempo, ou voltar muitas outras vezes! Em azul sinalizamos o que faz parte de Dubrovnik e em verde a região expandida.

 

 

Resumo do roteiro realizado:

  • Dia 1: Lapad, cidade velha, teleférico e Muralhas de Dubrovnik
  • Dia 2: Tour do Game of Thrones por Trsteno, Dubrovnik, Forte Lovrijenac e Lokrum
  • Dia 3: Tour por Konavle (região sul da Croácia – Cavtat e Ljuta) e mais um pouco de cidade velha

 

Sugestão de roteiro (e que será seguido nos posts):

  • Dia 1: Cidade velha, teleférico e Muralhas de Dubrovnik
  • Dia 2: Tour do Game of Thrones por Trsteno, Dubrovnik, Forte Lovrijenac e Lokrum
  • Dia 3: Lapad e Tour por Konavle (região sul da Croácia – Cavtat e Ljuta)

 

Por que visitar: porque não existe cidade como Dubrovnik: excelentes restaurantes, história, praia, sol, riqueza cultural, beleza natural, boa infraestrutura para turistas. (Claro que para ver essa boa infraestrutura tem que investir um pouco de dinheiro, né?)

 

Imperdível em Dubrovnik: não vou nem falar da cidade murada porque você necessariamente vai ter que visitá-la, então colocaria a ilha de Lokrum, que também faz parte de Dubrovnik. Também acho que podemos incluir aqui: pegar o teleférico para ver a cidade de cima (e ter certeza que é a mais linda de toda a Croácia); e o Forte Lovrijenac (para ver a muralha e a água num contraste impressionante e indelével de sua memória).

 

 

Imperdível no nosso roteiro: Olha, foi tão incrível que temos que comentar sobre o roteiro expandido da região. Portanto, de imperdível para a região temos o Arboretum de Trsteno e a região de Konavle (com direito a comer carne na peka à beira do rio Ljuta no restaurante Konavoski Dvori).

jardim trsteno croacia
Arboretum de Trsteno: fora de Dubrovnik mas vale o passeio!

 

 

Onde comer: Proto, 360 restaurante, Kopun, Nautika (comer com vista e tomando o refrigerante mais caro de toda a sua vida), Konavoski Dvori

 

Dica: Faça reserva nos restaurantes. Se você é do tipo que gosta de comer bem, precisa fazer as reservas com antecedência. No meio de junho, tínhamos dificuldade de conseguir lugar nos bons restaurantes a partir do horário do almoço. Imagino que, na alta temporada, um ou dois dias de antecedência sejam recomendados.

 

Para ver mais: “Dubrovnik: muito além das muralhas“, “Roteiro detalhado de viagem em Dubrovnik – Croácia: 3 dias”

Um comentário em “Roteiro de viagem: 3 dias em Dubrovnik – Croácia

  1. Olá Fábio, muito legal seu roteiro pela Croacia, estou aproveitando várias dicas suas.
    Mas não encontrei os posts do seu roteiro detalhado de Dubrovonik.
    Vc ainda vai pública-los?
    Obg.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: