Vamos fazer um formato de post um pouco diferente dessa vez. Ao invés de escrevermos um post separado para cada cidade, vamos nos concentrar em uma região mais ampla: a Irlanda do Norte como um todo, e especialmente as locações de filmagem de Game of Thrones, a série de TV que colocou esse pequeno país no mapa!

 

Por isso, este roteiro será um pouco mais abrangente, e contará com a descrição do passeio que fizemos pela Irlanda do Norte em 2 dias e 3 noites de viagem.

 

 

Por que Irlanda do Norte:

– Não vamos mentir, viemos pelas locações de filmagem de Game of Thrones mesmo…rs. Várias cenas do seriado foram feitas neste país (mais do que em qualquer outro lugar), e não podíamos deixar de incluí-lo em nosso roteiro;

– Íamos visitar minha irmã na Inglaterra. Estávamos procurando um roteiro que pudesse aliar Inglaterra e proximidades para não abusar da hospitalidade alheia. Por que não fazer uma viagem temática e conhecer o Reino Unido?;

– Paisagens naturais belíssimas, com formações naturais impressionantes (a calçada dos gigantes te diz algo?) e um dos sotaques mais desafiadores dos países de língua inglesa;

– Oportunidade de conhecer um país que só víamos em filmes de suspense, drama e documentários. Basicamente um lugar que se resumia, pela cultura pop, a conflitos causados pela ocupação inglesa e o nascimento/luta do IRA e protestantes versus católicos: Michael Collins, Em Nome do Pai, O Lutador, Domingo Sangrento (esse episódio também rendeu a música do US “Sunday Bloody Sunday“), Inimigo Íntimo e por aí vai.

 

 

Nossas impressões sobre o país foram:

– Que clima! Olha… choveu, ventou, fez frio e era começo de outubro (início do outono). Nos passeios pelo interior do país passamos um frio desgraçado! Luva, gorro, cachecol e jaqueta corta-vento são imprescindíveis!

– As pessoas curtem uma noitada! Muita gente andando à noite na rua em bares e sacando dinheiro em caixas eletrônicos expostos nas ruas! Para nós brasileiros era uma temeridade! Como que não tem uma caixinha de vidro, metal ou alvenaria em volta deles? Aliás, demorou para a gente entender o que eram aquelas filas que cruzavam as calçadas…

Cortesia com o turista não é uma premissa. Em dois restaurantes mais locais que visitamos, não fizeram muita questão de se fazerem entendidos. Para eles tudo bem que você está lá a turismo, mas não espere ser tratado diferente por isso. Vai ser tratado da mesma forma como todos: se ficar feliz, ótimo. Se não ficar, paciência. Mas nada muito absurdo a ponto de fazer com que desistíssemos de voltar ao país numa próxima oportunidade. Só não vamos ficar dando bobeira da próxima… hehehe

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

Chegando na Irlanda do norte – Belfast

Chegamos a Belfast pelo aeroporto internacional vindos de Heathrow – Londres. Pegamos um voo da Aer Lingus e, chegando no aeroporto de Belfast, tratamos de pegar um ônibus que saía do aeroporto rumo à cidade. O ônibus, chamado Airport Express 600, custa 3,6 libras ida e volta (é bem fácil de pegar) e nos deixa na estação de ônibus que fica atrás do hotel Europa.

 

 

Hotel Etap – Belfast 

O Hotel Etap ficava bem localizado e com um preço bastante em conta. Estávamos em 3 pessoas e a ideia era economizar.  O quarto era muito diferente: uma cama de casal e uma espécie de beliche em cima da cabeça de quem dormia na cama de casal. Não tinha um banheiro propriamente dito: tinha uma espécie de caixa de plástico que era o box para banho e um compartimento para a privada. A pia ficava no próprio quarto. Recomendo para pessoas que realmente estão no espírito de gastar pouco, estão dispostas a abrir mão do conforto e vão dormir no máximo duas noites. Depois do banho fazíamos a maior ginástica para nos secarmos e trocar de roupa, já que não havia uma área privativa para isso a não ser o próprio quarto.

Se fosse hoje (viajamos em outubro/2014), ficaria no Fitzwilliam Hotel, mais central, confortável e, de acordo com a nossa guia turística, o hotel em que Kit Harington (Jon Snow para os fãs) costuma se hospedar quando está na cidade fazendo as filmagens de Game of Thrones. Mas é claro que ficaríamos neste hotel apenas pelo conforto… rs

Jon Snow.jpg
De acordo com a guia turística, Jon Snow se hospeda no Fitzwilliam!

 

 

Saindo da Irlanda do Norte – Belfast

Depois dessas 3 noites em Belfast (2 dias inteiros para fazer os passeios de Game of Thrones), iríamos para Inverness, na Escócia, continuando nossa saga pelo Reino Unido. Pegamos o mesmo ônibus que nos trouxe do aeroporto com o ticket da ida (compramos um ida e volta).

Nosso voo era no meio do dia. Fizemos Belfast – Inverness de Flybe. Lembram do espírito de viagem baixo custo? Pois é… Ficamos a manhã toda por conta de imprimir o e-ticket que não saía de jeito nenhum. Já tínhamos desistido quando o recepcionista do hotel resolveu perguntar qual era a companhia aérea que usaríamos. Quando soube que era Flybe, pediu que enviássemos os tickets para ele, pois realmente não era possível imprimir através do sistema que estávamos usando…

O avião da Flybe deu um medinho… É pequeno! Estávamos apenas com uma malinha dessas de mão para não termos que arcar com custos extras de bagagem e, mesmo assim, a mala não encaixava no molde que eles têm no aeroporto para autorizar o embarque. A sorte é que a atendente achou graça, pois entendeu que meu parceiro (de forma desajeitada) era incapaz de encaixar a mala no molde de ferro (e não que a mala não entrava de jeito nenhum). Mas fica a dica de levar uma mala de mão de rodinha bem pequena. Nós tivemos que colocar a nossa por baixo do assento. Dois de nós carregávamos uma mochila e o terceiro carregava essa malinha de rodinhas para contar apenas como bagagem de mão e ficar dentro da cota.

 

A lembrança que ficou foi de uma cidade que ainda não está muito preparada, ou não está assim tão disposta a receber turistas, mas que ainda vale a visita devido às inúmeras locações de Game of Thrones e paisagens naturais belíssimas. Eles têm, sim, outras atrações, como o Museu do Titanic, museus e uma antiga prisão, mas nada tão fantástico como os dois primeiros motivos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: