Aqui vamos começar uma série de posts práticos: Como a tecnologia e os aplicativos podem te ajudar em suas viagens de férias.

A ideia é abordar um aplicativo de celular ou um truque que costumamos usar em nossas viagens para torná-la mais prática e organizada.

Você pode aplicar até em seu dia a dia, como é o caso desse primeiro post: Google Maps!

O Google Maps é um serviço gratuito de pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélite. Você consegue acessar a partir do computador, celular ou tablet. Basta baixar o aplicativo no seu celular ou acessar através do computador: maps.google.com

Você encontra abaixo alguns dos serviços que utilizamos deste aplicativo. Temos e-mail do google, o que possibilita que acessemos muitas das funções mostradas abaixo. Caso não consiga acessar alguma das funções, talvez você precise fazer o login a partir de uma conta no Gmail.

Veja como tornar sua viagem mais fácil com o Google Maps!

Baixar os mapas no seu celular ou tablet e deixá-los disponíveis mesmo quando você estiver offline

Nem sempre temos o wi-fi disponível. Antes de sair de casa ou do hotel, basta você fazer o download da cidade/área que você vai visitar. Assim, sempre que você precisar, basta abrir o Google Maps e, mesmo sem internet, você conseguirá visualizar ruas e pontos marcados na área selecionada.

Esta é uma das funções mais úteis do Google Maps, pois o aplicativo possui a função de GPS acoplada ao serviço e portanto, mesmo com o mapa off-line, será possível se localizar e se movimentar pelo local sem ficar perdido. Quem sabe até dá para dispensar os mapas de papel!

Veja abaixo o passo-a-passo para baixar o mapa no iPhone.

como-salvar-area-offline-google-maps-1como-salvar-area-offline-google-maps-2como-salvar-area-offline-google-maps-3

Marcar pontos de interesse – criando seu próprio mapa

Sempre que viajamos, criamos um mapa da cidade que vamos visitar. Deixamos marcado de antemão a localização do hotel, do aeroporto, das principais atrações turísticas e restaurantes que gostaríamos de visitar. Você pode criar ícones específicos para cada tipo de estabelecimento.

criando-seu-proprio-mapa-1criando-seu-proprio-mapa-2criando-seu-proprio-mapa-3criando-seu-proprio-mapa-4

Outra forma de criar seu próprio mapa, mais simplificada, é digitar o nome do lugar ou estabelecimento e apenas salvar como favorito. Assim, onde as estrelinhas se concentrarem no mapa, você já sabe que deve dedicar mais tempo àquela região.

criando-seu-proprio-mapa-5

Estudar rotas: estimativa de tempo, custo e formas de transporte

O Google Maps informa a distância entre um ponto e outro e quanto tempo você levaria de carro ou a pé, ou ainda de transporte público. É possível verificar horários de ônibus, ter estimativa de custo de táxi ou de serviços compartilhados como Uber ou Cabify. Uma praticidade e tanto para os viajantes!  Hoje o Google Maps tem sido usado até para verificar se o Uber está cobrando um multiplicador muito acima do normal.

Google maps - meio de transporte.JPG

Indoor maps

Sabe aquele aeroporto gigante onde você sempre se perde? E o museu com um monte de atrações no qual você demora horas para se encontrar? Ou ainda os hotéis gigantes de Las Vegas? Muitas atrações já se encontram mapeadas (por iniciativa própria: o google mapeia apenas áreas externas. A área interna deve ser mapeada pelo dono do estabelecimento ou por contribuição de usuários). Veja se os locais que você vai visitar já não estão detalhados no Google Maps e aproveite para consultar o aplicativo no dia da visita ao museu: https://support.google.com/maps/answer/1685827?hl=pt-BR&ref_topic=3280760

Indoor Google maps.PNG
Vejam a riqueza de detalhes de alguns hotéis de Las Vegas!

Fazer um histórico da sua viagem

Aqui dá um medinho. Quando você ativa essa função, o Google analisa as fotos que você já tem no seu celular e banco de dados do Google e passa a monitorar toda a sua movimentação, além de fazer um histórico dos lugares por onde você andou!

Aqui depende da extensão de quanto de você usa os serviços do Google: Google Fotos, Google Maps e e-mail.

O histórico é criado a partir das fotos que você registrou (e ainda mantém no seu celular ou backup feito pelo Google Fotos) e pelo mapa que você criou no Google Maps com seus pontos de interesse. Por isso não se assuste, não é tão automático assim para que o Google Maps consiga fazer esse histórico da sua viagem para você. Também não é tão acurado assim, mas mesmo assim é bem interessante e pode te ajudar a remontar o roteiro feito.

Veja um passo-a-passo de como criar sua linha do tempo:

historico-localizacao-google-maps-1historico-localizacao-google-maps-2historico-localizacao-google-maps-3

Essas são basicamente as funções que achei mais úteis e que acho que se aplicam para viagens. E você? Já usava estas funções? Não deixe de comentar caso tenha dicas para ajudar mais viajantes!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: