Nosso desejo de conhecer a Croácia começou com uma inusitada visita de um diplomata croata a uma sala de estudantes de relações internacionais na UnB (Universidade de Brasília). Depois disso vieram os filmes e principalmente a série Game of Thrones que usou diversas locações em Dubrovnik, Split e Lokrum. Agora já tínhamos certeza de que deveríamos conhecer esse belíssimo país.

A ocasião perfeita surgiu quando decidimos nos casar e escolhemos a Croácia como nosso destino de lua-de-mel: mataríamos nossa curiosidade, parecia ser um destino romântico e relaxante e ainda poderíamos ver locais onde Game of Thrones foi gravado.

A ideia do site é detalhar o roteiro que seguimos cruzando a Croácia. Não alugamos carro e usamos diversos meios de transporte para ir de uma cidade a outra.

Não precisa de visto para conhecer este país para quem vai a turismo e pretende ficar até 90 dias aqui. Mais informações consulares sobre a Croácia você consegue no próprio site do governo brasileiro que informa sobre validade do passaporte, valor máximo de dinheiro que você pode entrar no país, vacinas necessárias e etc.

 

Por que não alugamos um carro:

– Nossa viagem incluía a ilha de Hvar: haveria custos extras e restrição de agenda para carregarmos o carro durante esse trajeto;

– Muitas cidades são antigas e fechadas para acesso aos carros: são cidades exclusivamente para pedestres (vide palácio Diocleciano e Dubrovnik, parte velha);

– Teríamos a oportunidade de conhecer o país vivendo um pouco da realidade croata: pegar ônibus na rodoviária, avião no aeroporto local, catamarãs, ferry boats e etc. Essa diversidade de meios de transporte enriqueceu bastante nossa experiência;

– A dificuldade da língua poderia trazer obstáculos durante um trajeto de carro: placas de trânsito, pedágios e cidades pequenas onde o inglês não é comum;

– Não queríamos ter que nos preocupar em dirigir e perder tempo planejando os trajetos de carro, e há a restrição imposta pelo carro de sairmos em determinados horários de uma cidade para não nos perdermos durante o trajeto de carro à noite, por exemplo.

Enfim, não ter carro nos permitiu voar de hidroavião pela costa da Croácia entre Pula e Split (um dos pontos altos da viagem) e conhecer muito mais da cultura croata pois, na ausência de um carro, contratávamos tours e aproveitávamos os guias turísticos para conversar bastante sobre o passado, presente e futuro da Croácia.

 

De volta ao roteiro

Começamos nossa viagem por Zagreb, capital do país. Pegamos um voo São Paulo – Londres (Heathrow) – São Paulo. Heathrow foi escolhido por possuir muitas conexões com diversos aeroportos, nos dando bastante flexibilidade para escolher o voo Londres – Zagreb para a ida e Dubrovnik – Londres para a volta.

roteiro viagem 12 dias croacia.jpg
Detalhes de nosso roteiro pela Croácia em 12 dias

 

Faço um detalhamento de nossos dias em Zagreb nos posts “Roteiro de viagem: 1 dia em Zagreb – Croácia” e “Roteiro detalhado por Zagreb – Croácia: 1 dia”. No post “Zagreb: a capital mais limpa que você já viu” explicamos o porquê de ter escolhido essa bela cidade. Ficamos 3 noites na cidade para que pudéssemos fazer lagos Plitvice. Os principais pontos da cidade de Zagreb podem ser vistos em 1 dia.

 

De Zagreb pegamos um ônibus para Pula, onde passamos 1 dia para visitar os principais monumentos históricos como o Anfiteatro romano. Aqui ficamos apenas 1 noite e os principais pontos da cidade também conseguem ser visitados em 1 dia, vide “Pula – Croácia: uma cidade a ser conhecida“, “Roteiro de viagem: 1 dia em Pula – Croácia” e “Roteiro detalhado por Pula – Croácia: 1 dia”. De Pula rumaríamos para o sul do país, exatamente para Split.

 

Fizemos o trajeto Pula – Split em um hidroavião: trocamos um trajeto de carro que levaria 5 horas por um voo paradisíaco de 1,5 hora! Esse foi o avião que nos levou para Split: Hidroavião se aproximando e hidroavião pousando na água. Detalhes da nossa odisséia no post “Pula a Split: nossa aventura num hidroavião

Em Split também passamos apenas 1 noite. Um dia foi suficiente para conhecer o Palácio Diocleciano apenas (para quem quer ver as imediações, recomendamos mais dias). Para saber detalhes dessa cidade não deixe de ler os posts: “Split: o Palácio Diocleciano”, “Roteiro de viagem: 1 dia em Split – Croácia” e finalmente “Roteiro detalhado por Split – Croácia: 1 dia”.

 

De Split pegamos o ferry boat para Hvar. Foram 3 noites em um paraíso de águas azuis, muito luxo e muita história sobre a ilha mais ensolarada do Mar Adriático. Pudemos fazer passeios pelas ilhas próximas e curtir dias de piscina e mar! Você encontra detalhes desses 3 dias nos posts “Hvar – Croácia: badalação e luxo para todos os gostos”, “Roteiro de viagem: 3 dias por Hvar – Croácia” e um roteiro flexível em: “Roteiro de viagem detalhado por Hvar – Croácia: 1, 2 ou 3 dias”, “Roteiro de viagem detalhado por Hvar – Croácia: 1, 2 ou 3 dias – Parte 2” e finalmente “Roteiro de viagem detalhado por Hvar – Croácia: 1, 2 ou 3 dias – Parte 3”

 

Nosso ponto final era Dubrovnik. De Hvar pegamos um catamarã super rápido que nos levou a Dubrovnik em menos de 2 horas. Foram 4 noites na chamada pérola do Adriático. Infelizmente, das 4 noites, só aproveitamos 3 dias pois nosso voo deixava Dubrovnik na manhã do quarto dia. Você confere as informações sobre Dubrovnik nos posts: “Dubrovnik: muito além das muralhas“, “Roteiro de viagem: 3 dias por Dubrovnik – Croácia” e finalmente “Roteiro de viagem detalhado por Dubrovnik Croácia: 3 dias”. Além de um post com dicas para aproveitar melhor a cidade de Dubrovnik.

 

Abaixo um breve resumo de nosso roteiro:

Cidade Num de noites Hotel Passeios principais
Zagreb 3 Esplanade Centro da cidade, Lagos Plitvice e bons restaurantes
Pula 1 Galija Arena (Anfiteatro romano), Portão de Sergii, Templo de Augusto, Fortaleza e hidroavião Pula – Split
Split 1 Palace Augubio Palácio Diocleciano: Vestíbulo, Catedral, Torre do Sino, Porões do Palácio
Hvar 3 Amfora Hvar offroad tour, passeio de barco para gruta azul, gruta verde, Stiniva (Vis) e Palmizana (Pakleni islands)
Dubrovnik 4 Hilton Muralhas de Dubrovnik, Arboretum de Trsteno, tour de Game of Thrones, centro velho da cidade de Dubrovnik, Lapad, Konavle, Lokrun
Total 12

Mais detalhes você encontra no índice geral sobre a Croácia e algumas curiosidades sobre Comércio e Economia, Modo de vida e costumes e Restaurantes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: