Estamos aqui falando um monte sobre a Croácia e ainda não falamos sobre quando visitar este belo país. Quando escolhemos um país para visitar, sempre levamos em conta algumas variáveis:

Clima: Você vai esquiar ou tomar sol? Vai explorar paisagens naturais? Muitas atrações fecham no período de inverno em alguns países e temos ainda regiões onde há época de furacão e tornados

Orçamento: baixa temporada pode significar bons descontos

Na Croácia não poderia ser diferente… As pessoas visitam o país à procura de praia e muito sol. Mas atenção: a concentração de pessoas em determinados meses do ano é bastante superior à média em relação a outros países europeus. Em 2012, 60% das noites dormidas na Croácia por turistas aconteceram entre os meses de julho e agosto. Para se ter uma ideia, a média dos outros países europeus, os meses de julho e agosto representou apenas 33% das noites dormidas por turistas em 2012.

Certo… devo evitar julho e agosto por ser altíssima temporada. Devo ir no inverno então? A resposta é: não.

Apesar dos meses de novembro a março responderem por apenas 3,7% do volume de noites dormida por turistas em 2012, não recomendo a ida durante esses meses. Aqui me explico: como são meses extremamente vazios de pessoas, boa parte da infraestrutura para receber turistas está desativada. Ouvimos de vários guias de cidades diferentes (Dubrovnik e Hvar) que nos meses de novembro a março muitos restaurantes, hotéis e estabelecimentos comerciais simplesmente fecham. Para lugares mais isolados como a ilha de Hvar, essa temporada tem uma extensão maior, começando de meados de setembro e se prolongando até meados de abril.

O clima durante esse período de maio a outubro também é bastante favorável. A partir de maio você já consegue pegar temperaturas médias de 16 C com temperaturas se elevando e atingindo o pico em julho e agosto (24 C) e diminuindo novamente atingindo a média de 16 C em outubro.

 

Finalmente: acredito que junho e setembro são bons meses para se visitar a Croácia. O clima ajuda e ainda não está tão cheio de turistas ou eles já começam a diminuir. Para os fãs de Game of Thrones, ficamos sabendo pelos guias turísticos que o período de filmagens costumam ocorrer entre setembro e outubro em Dubrovnik.

Para quem ficou curioso e quer mais informações sobre o clima, este foi o link consultado.

Já sobre dados estatísticos com volume de turistas, foram encontrados aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: