Restaurantes: curiosidades sobre a Croácia e os croatas

Aqui inicio uma trilogia sobre alguns aspectos curiosos sobre a Croácia e os croatas. Começaremos por um dos assuntos favoritos: restaurantes! Os próximos serão sobre comércio e economia e finalmente o último post sobre modo de vida.  Seguem algumas impressões:

– É comum o garçom trazer sua bebida ou café e já trazer a conta junto com o pedido. Isso acontece principalmente quando ele percebe que você não pedirá uma refeição ou quando ele sente que você não pedirá mais nada. Por exemplo, você pede a refeição e depois de um tempinho eles já te trazem a conta. Vimos isso principalmente em cidades mais turísticas como Split e Dubrovnik. Isso não te impede de pedir mais coisas. Eles voltam, pegam a conta de volta e acrescentam os novos pedidos na maior boa vontade.

– Não fazer reserva é quase como uma infração grave nos restaurantes mais disputados de Dubrovnik.

– O couvert é sempre trazido à mesa. Em poucos restaurantes nos foi perguntado se desejávamos ou não. Em alguns, eles deixavam discretamente uma cestinha de pães coberta. Como sempre consumíamos (férias, né gente?) sempre éramos cobrados.

– A gorjeta não vem especificada na conta na maioria dos restaurantes. O valor que eles esperam receber é de 10% a 20%. Para restaurantes mais sofisticados ou aqueles acostumados a turistas, a sugestão de gorjeta já vem especificada na conta (podem chegar a incríveis 22%).

– Peixes e lagostins são cobrados por kg em muitos restaurantes. O garçom pode sugerir a quantidade por pessoa.

restaurante la cucina hvar scamps lagonstins B.jpg
Lagostins em Hvar no La Cucina

– Eles usam muitos vasilhames de vidro: água de 500 ml, refrigerantes e sucos normalmente vinham em garrafinhas de vidro, especialmente em Zagreb.

– O refrigerante e sucos são pequenos lá. A coca cola servida vem em garrafinhas de 250 ml. O suco de maçã (bastante comum por lá) também vem em mini garrafinhas. Parece até um Yakult!

– A cozinha italiana tem bastante influência, especialmente na costa dalmaciana. As pizzas são excelentes! Individuais, podem servir 2 pessoas sem muita fome.

– Pode-se fumar em quase todos os lugares. Não existe área de fumantes e não-fumantes.

– A maioria dos restaurantes tem um “terrace” ou áreas abertas com guarda-sol e mesas a céu aberto. Lugares assim são bastante apreciados principalmente por causa dos turistas que gostam de sentar durante a tarde e apreciar uma bebida vendo o movimento da rua. Também não há muito senso de que ruas são para pedestres. Senti que o espírito é de que se está disponível, pode ser usado.

– Para nossa alegria, os restaurantes costumam funcionar até as 23h ou além para os dias mais movimentados como sextas e finais de semana.

restaurante-split-noite-croacia
Mesas de restaurantes no meio das ruas: costume croata – Palácio Diocleciano – Split

– Paladar: Doces e sorvetes são bem suaves. Nada extremamente doce. As bolachas e chocolates locais eu achei um pouco mais gordurosos. Já os azeites (todos locais) podem variar entre suaves e com sabor mais acentuado, além de aromatizados com trufas e/ou outros temperos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: