Roteiro de viagem detalhado por Pula – Croácia: 1 dia

Depois de ler um resumo de nosso roteiro por Pula e ter se convencido em conhecer a cidade, segue um post detalhando as atrações indicadas no mapa. As atrações são baseadas no roteiro que fizemos na cidade em pouco mais de 4 horas. Sempre que possível coloco o nome em português – em croata – em latim e finalmente em inglês para que você consiga se localizar em alguma das línguas.

O mapa que o centro turístico disponibiliza é muito bonito, mas recomendo fortemente que use este que detalho abaixo pois indico com maior precisão onde ficam exatamente as atrações usando o mapa do google maps.

 

roteiro mapa pula numerado

 

Ponto 1: Hotel Galija

Nosso hotel era o Hotel Galija justamente porque ficava próximo ao centro da cidade onde se concentram os principais monumentos históricos. Nosso objetivo aqui era curtir a cidade e os prédios históricos de Pula. Para quem quer mais conforto e praia, recomendo a região de Verudela, um pouco mais afastada do centro histórico.

O Hotel Galija era bem simples com cerca de 10 quartos. O nosso quarto era o número 10, acessível após 2 lances de escadas, sendo uma delas bem estreita. O quarto tinha banheira, banheiro espaçoso, amenities, uma espécie de teto solar em cima da cama e até um acesso para uma varanda (o terraço do prédio). De lá podíamos ver a rua e até estender roupas caso tivéssemos ido a praia. Um quarto excelente para quem visita a cidade por mais de um dia.

quarto hotel galija Pula Croácia
Quarto e banheiro: Hotel Galija

O café da manhã era bem simples, nada muito completo como vimos no Esplanade de Zagreb.

Agora vamos às atrações turísticas da cidade que valem uma visita:

 

Ponto 2: Anfiteatro de Pula – Arena de Pula – Anfiteatar u Puli – Pula Arena  

Construção onipresente na cidade, está localizada nos arredores da cidade velha. Construído no século I é o sexto maior coliseu romano e um dos mais bem preservados. Hoje abriga shows e uma exposição sobre vinicultura e produção de azeite na Ístria. Tem até uma live cam no site do museu do anfiteatro!

Vista interna Arena-Anfiteatro romano Pula Croácia.jpg
Arena vista por dentro

Custo: 70 kunas (quase 10 eu – junho/2016) para entrar.

Tempo necessário: Se você gosta de tirar fotos, dá para perder 1 hora aqui.

Dica: Não deixe de explorar os vários ângulos que a construção oferece.

 

Ponto 3: Portões gêmeos – Dvojna vrata – Porta Gemina – Twin Gates

Imponentes, logo chamam a atenção quando se está passando na rua. Eles dão acesso ao museu de arqueologia da Ístria e à galeria de arte subterrânea. Fomos no meio de junho e estava bastante vazio. Preste atenção nos arredores dos portões gêmeos: há várias peças antigas expostas e partes de ruínas.

 

portões gemeos Pula Croácia.jpg
Portões Gêmeos: acesso para a galeria subterrânea de arte

 

Ponto 4: Portão de Hércules – Herkulova vrata – porta Herculanea – Gate of Hercules

Tem que prestar atenção para achar este portão. Ele está indicado no mapa turístico de Pula de forma confusa. No google maps, ele aparece como sendo do lado oposto da rua e quase na frente dos Portões gêmeos (além de mostrar a foto errada mostrando o arco de Sergii). A localização exata dele é na mesma calçada dos portões gêmeos, caminhando dos portões gêmeos em direção ao Arco de Sergii. Outra coisa que o faz passar despercebido é o comércio local. Há um hotel e uma cafeteria do lado de dentro do portão.

 

PortãodehérculesPulaCroácia
Portão de Hércules: na mesma calçada dos Portões Gêmeos

 

Ponto 5: Arco de Sergio (Arco do Triunfo de Sergio) – Slavoluk Sergijevaca – Zlatna vrata – Arch of the Sergii – Golden Gate

O mais famoso da cidade é um dos mais imponentes e impressionantes que vi, mesmo considerando os portões de Split e de Dubrovnik. Cheio de detalhes e com um entorno bastante agradável, dá para ficar algum tempinho observando essa beleza construída entre 29 e 27 a.C .

TriunfalarcodeSergioPulaCroacia.jpg
Arco de Sérgio: perca um tempinho observando essa maravilha

 

Ponto 6: Capela de Santa Maria Formosa – Kapela Sv.Marije Formoze – Chapel of St. Mary Formoza

Vai parecer uma casinha, mas fazia parte de um complexo muito maior quando foi construída no século 6. No século 16 boa parte da basílica foi demolida e suas pedras foram utilizadas para construir a prefeitura (Communal Palace – Ponto 9 do mapa)

CapeladeSantaMariaFormosaPulaCroácia.jpg
Capela de Santa Maria Formosa: quase passa despercebida

 

Ponto 7: Chão de Mosaico do castigo de Dirce – Mozaik kažnjavanja Dirke – Floor mosaic The Punishment of Dirce

Pelo mapa que eles dão no centro de informações turísticas e pelas indicações das placas é bem difícil de achar. Há 2 caminhos possíveis: passando pelo meio das mesas de um restaurante ou dando a volta e percorrendo um estacionamento de carros até chegar a um portão onde você poderá ver, através de uma tela de proteção, o mosaico. Outra coisa que dificulta é porque você não sabe exatamente o que é o monumento. Ele é um chão feito de mosaico que foi encontrado durante escavações. Parece uma quadra subterrânea cujo acesso é feito pelo mezanino. Espero que a foto facilite o trabalho de vocês. Coloquei até o endereço para ver se facilita: Ulica Sergijevaca, Pula, Croácia

Chão de Mosaico do castigo de Dirce  Pula Croácia.jpg
Chão de Mosaico do castigo de Dirce: entre os fundos de um restaurante e um estacionamento

 

Ponto 8: Fórum e centro de informações – Forum – Forum Square

Aqui é a principal praça da cidade com vários restaurantes e lojas nas ruas adjacentes. O centro de informações turísticas também fica aqui.

Recomendo parar no restaurante que fica de frente para o prédio da prefeitura e com visão diagonal do templo de Augusto. O nome do restaurante é Forum. Aproveite para fazer um almoço preguiçoso numa das mesas da calçada (todas cobertas com grandes guarda-sóis) com comida italiana de primeira e um gostinho do cotidiano da cidade, já que você vê o vai e vem das pessoas na praça do Forum. Um dos momentos mais memoráveis de Pula.

 

Praça Forum Pula Croácia.jpg
Praça do Fórum: parada estratégia no restaurante Fórum

 

Ponto 9: Prefeitura – Gradska Vijećnica – Communal Palace

Construída com os restos da basílica de Santa Maria Formosa, fica bem ao lado do tempo de Augusto. É um prédio que acaba sendo eclipsado pela imponência do Templo de Augusto. Estava em reforma em junho de 2016.

 

Forum-Templodeaugustoecommunalpalace-prefeituraPulaCroácia.jpg
A prefeitura fica ao lado do Tempo de Augusto

 

Ponto 10: Templo de Augusto – Augustov hram – Temple of Augustus

Muitas vezes você encontra a praça do Fórum através deste prédio. Não tem como não ve-lo. O templo abriga uma coleção de peças de bronze e monumentos de pedra. Não deixe de tirar uma foto em frente ao templo.

 

TemplodeAugustoPulaCroácia.jpg
Templo de Augusto: construído entre 2 aC e 14 dC

Custo: 10 kunas (1,3 eu – junho/2016)

 

Ponto 11: Fortaleza – Kaštel – Castle

Fica no ponto mais alto da cidade velha. É acessível por carro ou a pé. Uma das melhores visões da cidade. Abriga um museu e exposições fotográficas. Gostei muito da arquitetura e vista do lugar. É possível subir até na torre de observação (parece um farol desses que avisam navios sobre a proximidade com a terra) e ver ainda mais longe no horizonte. Este lugar, assim como Pula, parece ser bem ignorado pelos turistas. Estava vazio e apenas uma funcionária parecia cuidar de tudo (quando apareciam pessoas ela ia para o caixa. No restante do tempo fazia a limpeza do local).

kastel castelo fortaleza pula croácia.jpg
Entrada do Kastel: vale a visita!

Custo: 20 kunas (3 euros – junho/2016)

 

Ponto 12: Catedral da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria – Katedrala uznesenja Blažene Djevice Marije – Cathedral of the Assumption of the Blessed Virgin Mary

Você passará por ela a caminho da praça do Fórum ou voltando dela. Estava fechada quando passamos (junho/2016).

CatedraldaAssunçãodaBem-aventuradaVirgemMaria-PulaCroácia.jpg
Catedral da Assunção da bem-aventurada Virgem Maria: vista por trás

 

 

Ponto 13: Marina de onde decolam e pousam os hidroaviões da European Coastal Airlines (EAC)

Não sei vocês, mas foi uma experiência incrível ver o avião pousar e decolar com ele da água (nosso voo Pula – Split foi pela ECA). Acho que vale a visita ao local por volta das 10h que é quando os avião chega e depois saem para Split (decolam às 10:45h). É sempre bom perguntar quando e de que direção o avião virá, pois o tempo bom e ensolarado não significa que o voo chegará, já os ventos são um dos fatores que eles consideram para a manutenção ou cancelamento dos voos. Vimos até um grupo de crianças italianas aguardando ansiosamente a chegada do hidroavião. Aqui coloquei um vídeo da nossa experiência. Você verá que vale muito a pena! Mais detalhes no post “Pula a Split: nossa aventura num hidroavião“.

Andando pela Riva é só procurar um quiosque em formato de caixa e perguntar para os funcionários de onde vem o voo e a que horas chega.

 

Finalmente para aqueles que tiverem um tempinho extra, há o Aquário de Pula, o maior da Croácia. Ele fica no Forte de Verudela, distante 6 km do anfiteatro (como ponto de referêrncia) e com entrada no valor de 75 kunas (10 euros – junho/2016). Pelo que pesquisei, a arquitetura do prédio é bastante interessante já que foi construído pelo Império Austro-húngaro. Não conseguimos ir nesse… uma pena…

 

Para quem passa mais de um dia na cidade, recomendo os passeios de barcos pelas ilhas e praias da região. No nosso caso, deixamos a parte de ilhas para nossa estadia em Hvar.

 

Você passou por Pula? Esquecemos de algum ponto importante?

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: