Quando se fala em Split, falamos de palácio Diocleciano. Onipresente, a maior parte do agito acontece em suas dependências ou suas imediações. Você quase não percebe quando sai de dentro do palácio, pois as construções permanecem as mesmas. O que difere é o portão (para nós brasileiros é mais fácil se você visualizar um pórtico) que passa despercebido pois sempre há um café ou sorveteria nas imediações.
Os principais monumentos ficam no Peristilo. Antigamente chamado de praça da catedral, é uma área onde os turistas se concentram e onde você passa diversas vezes. De lá você pode acessar a catedral, a torre da catedral e os porões do palácio. O templo de Júpiter fica bem próximo. Mais detalhes do palácio você pode encontrar em “Palácio Diocleciano”
Segue o roteiro que fizemos dentro do palácio. Pudemos fazer tudo em pouco mais de 5 horas.


O palácio Diocleciano também foi cenário para Game of Thrones (para saber mais veja o post “Game of Thrones – Split”)
Split pode ser uma excelente base para outros passeios a cidades próximas como Žrnovnica, Kaštel Gomilica e outras. Não recomendamos Hvar como cidade próxima pois consideramos que a Ilha de Hvar vale pelo menos 2 dias de estadia e portanto seria desperdício de tempo fazer um bate e volta. Para mais detalhes, veja o post “Roteiro de viagem detalhado por Split – Croácia (Palácio Diocleciano): 1 dia“. Caso queira conhecer um pouco mais da cidade de Split, vá para “Split: o Palácio Diocleciano“. para nosso roteiro de viagem geral pela Croácia, não deixe de ler “Roteiro de viagem: 12 dias pela Croácia”
Por que visitar: porque você poderá comer, passear e até dormir dentro do Palácio Diocleciano
Imperdível: subir a Torre do Sino
Onde comer: Kitchen 5, konoba hvaranin
Dica: procure se hospedar nas proximidades do palácio para não perder tempo com deslocamento